Movimente-se

Provavelmente você já passou pela seguinte situação: parado distraidamente um amigo chega sem que você perceba e o cumprimenta com um toque nas costas, não muito delicado, mas também sem ser agressivo, e você inevitavelmente dá um passo a frente.

Personal Trainer em Santos destaca que essa é a prova mais simples de que o corpo humano, em formato de uma pirâmide invertida, é instável e projetado para fazer movimento.

Além da prova mecânica indiscutível, as doenças do sedentarismo como a obesidade, hipertensão arterial, diabetes, doenças ligadas ao colesterol elevado, são heranças da modernidade que vem nos condenando a passar a maior parte do nosso dia sentados ou mesmo deitados, no trabalho ou em casa.

Fazer atividade física regular três vezes por semana, em academias, salões de ginástica dos prédios ou ao ar livre (parques e praia), sempre sob supervisão médica e de educador físico, é fundamental para o combate a esse estado de pouca atividade. Mas pode não ser o suficiente.

Muito pior se você mora em uma capital em que o trânsito é complicado e custa muito do seu dia. Aquele tempo perdido atrás do volante poderia ser destinado à movimentação necessária para sua saúde.

Estatísticas mostram que o deslocamento nas grandes cidades é um dos principais motivos para as pessoas desistirem do seu programa regular de treinamento. Aumentar então, nem pensar!

Tornar sua vida mais ativa no dia a dia pode ser a resposta para esse dilema moderno. Mesmo para aqueles que já estão engajados em atividades físicas regulares se movimentar durante o trabalho e lazer é uma ótima forma de manter o metabolismo melhor preparado para a utilização dos nutrientes que insistem em recorrer ao pneuzinho abdominal como local de descanso, muitas vezes eterno, se o seu organismo não está adaptado.

Estamos vivenciando uma tentativa do poder público em implantar os deslocamentos de bicicleta como uma maneira de tornar a vida mais ativa, embora essa tentativa de criar ciclovias e ciclofaixas envolva muitos interesses políticos a atitude bastante é positiva e traz muitos benefícios para mantermos um cotidiano mais saudável, embora ainda exija  um longo caminho até alcançar a  maioria da população.

Desta forma somos obrigados a manter os deslocamentos motorizados, pois acabam sendo a única alternativa. Mas nada impede que paremos longe do ponto de chegada, independente se estamos de carro, estacionando em locais que obriguem a uma caminhada, ou de ônibus, parando num ponto anterior ou posterior ao nosso destino.

E aquela ida a padaria que insistimos em fazer de carro? Tornar esse deslocamento a pé garante não somente uma economia em dinheiro ela também proporciona gasto energético e nos permite comer aquele pãozinho sem culpa.

Outra maneira de tornar-se mais ativo durante o dia de trabalho é adotar as escadas como forma de chegar ao seu andar de destino. Nos prédios mais antigos as escadas eram utilizadas apenas como alternativa para incêndios e períodos sem energia elétrica. Eram mal iluminadas e os degraus mal feitos, tornando desconfortável e difícil seu uso.

Porém hoje podemos contar com a estrutura dos  edifícios modernos que já preveem os deslocamentos entre andares pelas escadas. Elas são bem sinalizadas, iluminadas, frequentemente de uso mais rápido do que os elevadores e, em algumas instituições, mais seguras.

E finalmente chegamos ao fim de semana. Hora do lazer, do descanso, do ócio. Afinal, a semana foi longa, corrida e cansativa e o descanso é merecido certo? Certo…mas observe, existem opções de descanso ativo que trazem muito mais disposição e sensação de bem estar do que o sofá.

Que tal levar seu parceiro/a para dançar? Lembre-se que antigamente isso era regra e não exceção. Sinta-se livre novamente rodopiando pelo salão e leve uma boa saúde de brinde.

Saia de casa e brinque com seu filho, ande de bicicleta em faixas seguras e com menor transito, aproveite para visitar parentes no interior e desfrutar do ar livre, mantendo-se sempre em movimento.

Lembre-se sempre: quando alguém for cumprimentá-lo com um tapinha nas costas e você der um passo à frente, essa pessoa pode estar te ajudando a deixar o sedentarismo. Aproveite que você deixou a inércia e mantenha-se sempre em movimento.

 

 

Personal Trainer em Santos

www.personaltraineremsantos.com.br

2017-11-09T17:51:00+00:00